...Mais que o fim do Carnaval.
Segundo o Wikipedia:
"A
quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte."
Efêmera fragilidade da vida humana...Taí uma coisa que me ocorre quase diariamente hoje em dia.
Dever da conversão...Estou sempre me convertendo. E nunca sei ao certo se a conversão é real.
Mudança de vida...É o que espero e peço diariamente. É o que busco diariamente. É o que nunca vem.
Resumindo: estou procurando no lugar errado, me convertendo da maneira errada e incomodado diariamente com a minha efêmera fragilidade. Minha penitência fica cada vez mais clara.
Por falar em penitência, uma coisa que não entendo dessa época: se é uma época de oração e conversão, por que a maioria das pessoas só faz penitência idiota? "Vou parar de comer chocolate, parar de fumar, parar de beber etc" Eu sei... Neste caso a penitência é privação e sacrifício por uma coisa que se gosta. Mas o que essa gente aprende no final? O quanto é dependente do cigarro? Como as pessoas se aproximam mais, visto que ela não tem mais aquela fedentina de tabaco? Como só consegue se divertir numa festa se estiver bêbado? O quanto o chocolate engorda e dá espinha? O quanto ela pode economizar?
Poderíamos tentar, só pra variar, não falar mal de ninguém por 40 dias... Não falar da vida de ninguém por 40 dias. Não julgar ninguém por 40 dias. Não nos acharmos melhores que os outros por 40 dias. Mas se tratando do ser humano, não seria uma penitência difícil... Seria impossível.
Enfim...
Que começe a Quaresma.
Eu não vou me penitenciar. Pelo contrário, vou tentar mudar de atitude. O que é melhor do que sofrer em vão. Por mais do que 40 dias. Vamos ver se consigo...