domingo, 31 de janeiro de 2010

Os Filmes que Não Fiz

A vida nos prega peças...
Nós sabemos que a realidade para a maioria é a mesma. As dificuldades, as desilusões, os conflitos são sempre muito parecidos... Ou mesmo iguais.

Ontem, vi um curta-metragem no Canal Brasil que é genial. Não sei se achei "geniaaal", mas achei genial. "Os Filmes que Não Fiz", de Gilberto Scarpa. O filme mostra uma entrevista com um diretor (o próprio Gilberto Scarpa) sobre os filmes que ele não fez. E é isso. O diretor fala dos inúmero projetos que teve na vida, os quais nunca saíram do papel. Nunca encontraram seu caminho até a tela. Nunca foram transpostos em película... Nunca... Enfim. Nunca rolaram. (http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=8707#)



As histórias estão lá e são hilárias. Mas o que mais me incomodou no filme foi o óbvio... A identificação. Por me sentir mais um sujeito com grandes idéias, quem sabe algumas tão geniais quanto, mas que não consegue realizar.

Incompetência ou fazer Cinema no Brasil é difícil mesmo?
Ou fazer Cultura no Brasil, como um todo, é realmente difícil?

Gostaria de transformar a realidade: de sujeito com idéias para o sujeito com idéias e realizações. O Scarpa, que não é o Chiquinho, de certa forma, conseguiu. Com os projetos que nunca fez... E tem uma reflexão no início do filme que marca bem a maior das questões: a culpa. De quem é a culpa? Do mercado, dos QIs? Dos editais? Do Governo? Ou temos que parar de culpar os outros e começar a fazer?


Enfim... Sei que este é um blog pouco lido. Muito pouco lido. Mas proponho aos poucos que aqui entrarem que façamos um movimento de realizadores. Um movimento realizador. Juntemos nossas genialidades e vamos ver até onde nossos braços, juntos, podem chegar!

Bora lá! Cineastas, atores, produtores, dramaturgos, diretores audivisuais, diretores teatrais, músicos, cantores, designers, artistas plásticos, figunistas, divulgadores, publicitários, jornalistas, comunicólogos em geral! Os Realizadores precisam de todos! E de quem mais chegar...

Vamos todos! Vamos fazer! Realizar!!!...

Bem...

Vamos lá...

Er...

Será que alguém tem alguma idéia de por onde começar?

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Objetivos iniciais para 2010

Os 5 objetivos iniciais para 2010?

1- Voltar a ser sonhador: mais do que ter sonhos concretos, preciso deixar o comodismo e a desesperança de lado. É difícil ver a idade chegar... Porque antes, você mudaria o mundo. Agora, que já viu o quanto é difícil, se contenta com menos. O maior problema de um sonhador é se contentar com menos... Porque é oito ou oitenta. Com oitenta o sonhador se sente forte. Com oito, ele pára de sonhar e "morre".

2 - Encontrar novo emprego ou empreender... Não que isso não tenha sido objetivo em 2009, mas preciso seguir tentando... E aprendo essa lição com a Dany Bê (entrem no blog com link aí do lado). A cada dia, ela se aproxima de um objetivo maior. E por mais que ela não alcance seu sonho supremo, ela chegará a algum lugar. Não apenas porque se joga, mas porque aposta todas as fichas. No meu caso, preciso aprender não a jogar as fichas, porque isso eu já fiz muito. Mas a mudar de jogada, se a minha não estiver dando certo. Ou mesmo, mudar de jogo.

3 - Exercitar a criatividade. Outra constante em minha vida, mas que o cotidiano vai deixando de lado. Se quero viver dela, não posso deixá-la enferrujada.

4 - Procurar os novos talentos. Estamos sempre tentando encontrá-los, adquirí-los, aprimorá-los. Mas preciso de talentos novos, ainda não aprendidos. Ou de talentos antigos, mas adormecidos. Se alguém puder ajudar, estarei sempre de ouvidos abertos. (Já pensei em atuar mais, fazer curso de DJ, fotografia, direção, aprender novos softwares, escrever livro, mandar artigos pra sites que estejam interessados... enfim, se alguém tiver um caminho a apresentar. Cursos mais em conta e aos fins de semana serão bem-vindos).

5 - Assitir à última temporada de Lost. Que fim terá a história? Por que eles foram parar na ilha? Quem é o inimigo de Jacob? Quem é o verdadeiro vilão, Benjamin Linus ou Charles Widmore? Quem é o novo Locke? Jack e Kate vão desconfundir e voltarão a heróis da trama? Ficarão juntos? Juliet realmente morreu? Sawyer ficará a ver navios? Sayid vai morrer? Jin e Sun vão voltar pro continente e encontrar a filha? Onde diabos foi parar a Claire e por quê? O Aaron não teria que voltar com os outros cinco? E o Desmond? Também não teria que estar no grupo? Hurley vai parar de engordar? Vai salvar a série no final? Miles e Lapidus vão sobreviver, ou morrerão, como Charlotte e Faraday (todos que entram do nada acabam morrendo)? Que fim levou Rose, Bernard e Vincent? E os outros sobreviventes, ainda existem? O que é o monstro de fumaça? E os Outros? Qual o objetivo deles, afinal? Richard Alpert não envelhece porque sabe mais ou sabe mais porque não envelhece? Illana vai ter uma função maior a partir de agora? Muitas e muitas perguntas. Nem todas serão respondidas. E algumas eu até já imagino, mas enfim... Ao menos esse objetivo eu tenho que conseguir em 2010.