quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

No bar com os amigos

Começo o ano cercado de velhos amigos.
Amigos já não tão jovens e de longa data.
É sempre bom repor forças e reanimar amizades.

E eis que reencontro alguns, mais uma vez, no bar.
E entre lembranças, novidades, risos e busca de assunto, surge novamente a pergunta que ouço há anos...

- Mas você não bebe nada? Como consegue?

Eu também me pergunto isso.
Não é moralismo.
Não é receio de exagerar, ficar chato ou pagar mico.
Não é economia.
Talvez seja mesmo gosto e hábito. Que pode ter virado hábito por economia...
Hoje não é mais.

Em todo caso, uma resposta rabugenta sempre me vem à cabeça.

- Estar comigo (e 'me aguentar') pode ser uma desculpa sua para beber, mas eu... Eu não preciso de desculpas para estar com você.

OK... Rabugento e meio cafona.
Como quem pergunta é sempre um amigo e não quero deixar de ser amigo, seguro a resposta. Porque embora o final seja sentimental(óide), o tom realmente sairia a la Saraiva...

Mas a gente engole a resposta, no lugar da bebida.
E releva.
E se acostuma.
E continua indo pro bar, pra festa, pra night, acompanhado de amigos bêbados.
Porque, afinal... Mesmo pro sóbrio, é melhor ter amigos bêbados do que não tê-los.

Nenhum comentário: