sábado, 4 de julho de 2009

Verdades e vergonhas

A política é podre.
E o Brasil vai de mal a pior.

Disso todos já sabem... Há anos.
E todos se acomodaram. Quero dizer, nem todos.
Segundo os jornais e o blog de Tico Santa Cruz, "apenas 26 pessoas no Rio de Janeiro e cerca de 50 em São Paulo foram para as ruas pedir" o afastamento de José Sarney da presidência do Senado.

Sei que muitos dirão o que eu disse a mim mesmo... Estes protestos em dias úteis não funcionam. Quem pode protestar às 13 horas de uma terça, quarta ou quinta-feira? Mas aí eu pergunto: quem iria protestar em um sábado? Quem "perderia" o domingo protestando? Mais vale perder o dinheiro do imposto que perder o domingo... Ao menos, é o que a maioria dos acomodados pensa.

Bem, eu também não fui ao protesto... Não sei se iria no fim de semana. Não por acomodação, mas por falta de motivação. Ando muito desiludido e desanimado com o outro. Já tentei tantas vezes fazer com que pessoas próximas agissem, ao invés de só se indignar. E a resposta foi sempre a mesma: dezenas de palavras de apoio, centenas de discursos revoltados e quase nenhuma ação. As pessoas concordam, mas não fazem. É como se emocionar com o clipe de Earth Song do Michael Jackson (postado recentemente no Teorias Cobalísticas - http://teoriascobalisticas.blogspot.com/2009/06/e-quanto-nos.html), e logo depois comprar um colar de marfim.

Quando vejo estes números, fico mais desanimado... Talvez o problema esteja realmente em mim, que vejo a parte vazia do copo e não a parte cheia. Mas acho também que a sina da humanidade agora seja essa: levar a vida com a barriga e ver no que vai dar. Alertar, perceber, se conscientizar, mas seguir errando, sem atitude ou aprendizado.

Deixo aí um vídeo que vi no blog de Tico Santa Cruz.
Engraçadinho... Mas que remete à vergonha que vivemos e que preferimos fingir que não é nossa.



(Vale lembrar que o casteleiro Edmar Moreira foi absolvido pelo Conselho de Ética da Câmara... E a maior piada não está na absolvição. Mas no fato de terem um Conselho de Ética.)

Um comentário:

Anna Cecilia disse...

Rabugento gostei muito dos seus questionamentos e adorei tb o vídeo!
Protesto dia de semana às 13h da tarde é mais para a mídia do que para os manifestantes... Ainda que muita gente considerasse perder o domingo em um protesto, ainda assim daria mais gente do que num dia útil de tarde...
O X da questão é que brasileiro tem a triste mania de odiar política. As pessoas não costumam ler ou ver notícias relacionadas ao tema. A vida já é pesada para que ver mais coisas ruins ou chatas? Pior que isso são aqueles que leem só para poder dizer "É o Brasil não tem mais jeito mesmo". Enquanto a cultura de políticos vilões existir esse tipo de protesto não conseguirá juntar milhões... Eu ainda acredito que existam bons políticos, mas esses são ofuscados pelos maus. A mídia não vai divulgar um ato bom do político X, mas sim o escândalo do político Y. Político bom é obrigação e o foco midiático vai no desvio que de tanto ser banalizado acabou virando regra e desiludindo os brasileiros....