domingo, 5 de setembro de 2010

Essa festa é nossa!

No fim de 2008, a Rede Globo fez uma promoção pedindo vídeos caseiros com o jingle de Natal deles para mostrar que o Brasil está na tela da Globo, fazer um vídeo emocional.
Marketing à parte, ninguém que enviava os vídeos sabia no que ia dar...

Fui incentivado por alguns amigos mais próximos a fazer. Todos viam minhas pequenas criações caseiras e diziam que seria uma oportunidade de mostrar alguma coisa. Acabei comprando a ideia...

Mas o que poderia gerar um vídeo de fim de ano?
De cara pensei nos amigos de EJC. Além de serem muitos, geralmente compram as brigas...
E como estava imaginando algo "bigode" (quem conhece o EJC, sabe o que significa), só mesmo o pessoal de lá iria aceitar participar.

Mandei e-mail para algumas pessoas. Poucas respostas surgiram, algumas lamentando não poder participar. Mas com o tempo, outras pessoas ficavam sabendo do vídeo e se interessavam pela ideia... Comecei a chamar dezenas de amigos do grupo.

No dia marcado, não tínhamos certeza se poderíamos usar o espaço da Divina Providência. ( digo no plural, porque alguns amigos - principalmente o Bê Lobo e o Pedrão Fragoso - ajudavam com ideias e incentivo)
No dia marcado, choveu bastante.
Algumas pessoas desistiram e não apareceram.
No dia marcado, eu não fazia ideia do que iria gravar.
Fomos assim mesmo, afinal, tínhamos marcado...

Cheguei na Divina e umas quatro pessoas esperavam.
O número cresceu um pouco com o tempo. E embora soubesse que o imaginado é sempre mais, a minha viagem pessoal se deparava com a realidade.

A gravação foi um pouco caótica.
As pessoas esperavam que eu realmente tivesse uma ideia certa e dirigisse a confusão.
Mas eu não sou diretor... Embora tenha facilidade para ter ideias e expressá-las no papel, além de produzir e divulgar, não sei muito conduzir uma cena, um espetáculo. E, naquele momento, a coisa era pior... Porque a minha ideia era contar com o improviso, contar com o grupo.

Eu havia concebido a ideia.
Eu havia produzido a ideia.
Mas precisava de mais... Nesse momento, a participação dos dois amigos citados acima foi fundamental para me amparar. Pedro com o lado técnico da filmagem, Bernardo para conduzir e dirigr as pessoas.

Fabiana Monte, especialista na arte de bigodar, deu suas ideias... Aninha Bochecha, Adriane Cruz, Margô e Sônia quebravam o gelo com as tiradas de sempre e animavam o clima daquela gravação sem sentido. Crof improvisou, Barifouse acompanhou, Ana Paula e Marina começaram a se divertir. Tia Vera, Marcelinha e Tati Almeida riam (e deviam se perguntar o que estavam fazendo ali). Marco Amarante e Mah saíam, fumavam, conversavam, voltavam e gargalhavam. Daniboy chegou atrasado, ficou meio envergonhado, mas entrou na confusão. Assim como a Mari Guimarães, que foi só acompanhar o namorado, mas foi arrastada pro palco. E o pequeno Bernardo "Bochecha", no fim, roubou a cena de todos.

Eu imaginava um vídeo com 30, 40 pessoas aparecendo na tela... Fomos cerca de 20, dentro e fora de cena.
Eu imaginava fazer um vídeo que chegasse lá e chamasse atenção... Mas acho que a Globo esperava algo mais simples, em casa, com meia dúzia de parentes. E não editado.

No fim, foi uma confusão... Mas foi divertido.
E quando vi as imagens hoje, depois de quase dois anos e bem afastado do EJC, vejo mais uma vez o quanto é forte a ligação das pessoas ali. Uma ideia um tanto sem sentido, um risco, um dia que poderia se imaginar perdido. Mas outras 19 pessoas compraram a briga e foram em frente.
Agradeci e agradeço novamente a cada uma delas por esse momento!

Deixo aí as duas versões que fiz.
A versão com a música original, que não foi enviada porque a emissora queria uma versão com as pessoas cantando. E a segunda versão, também editada, porque não conseguimos fazer uma versão cantada com imagem que tivesse o tempo que eles queriam.
Esta última versão termina com aquilo que resumiu o nosso dia...



3 comentários:

Teorias de Carol disse...

Posta tb aquele vídeo que vcfez de fim de ano com as nossas fotos,... não tenho mais... :(

Bjs
Carol

Boo disse...

Claro que chorei... adoro ver amigos, e ver meu filho pagando mico com a gente, foi o melhor...
Bernardo Bochecha é um menino abençoado, prq tem DNA de encontro, de banda, de teatro, de zona e cara de pau...
e de amizade que supera tudo, sincera e feliz...
"quero meu filho cantando alto, sorrindo livre, eu quero ter 1 milhão de amigos e bem mais alto poder cantar.."
bjs, obrigada pela lembrança de um dia mega divertido!!

Doce Espera disse...

Amigo, que lindo esse seu texto! Me lembro bem desse momento, apesar de não ter estado lá. Muitas saudades de vc falando, agindo sem saber o que fazer ou até cobrando de forma rabugenta nas peças que fizemos juntos. Amei sua msg neste final de semana. Te amo, amigo! Agora, fiquei triste, pois pra mim o vídeo não está aparecendo abaixo do texto e não pude rever esse momento. Bjus