terça-feira, 2 de março de 2010

Infantilices nº1: Meu bumerangue não quer mais voltar...

Muitas vezes a infância volta para nos trazer surpresas...
Umas boas, outras nem tanto. Mas, na maioria das vezes, a peça maior quem nos prega é mesmo a memória: "Como posso lembrar disso?"

Esta semana tive uma destas...

Quem foi criança durante toda a década de 80 lembra que a Xuxa não começou na Rede Globo...


Opa... Peraí.
Antes de seguir: sim, a memória envolve a Xuxa. Não vou negar meu passado. Eu via o programa da Xuxa, antes e depois dela entrar para a Rede Globo. Sei que ela é um "produto midiático", sei que o programa e tudo o que o envolvia era puramente comercial e, muitas vezes, de qualidade duvidosa, mas também não sou daqueles que acredita no pacto com o diabo ou que sustenta outras teorias. Nem me acho tão superior ao capitalismo. Sou fraco, pecador... E não sou chato ao ponto de achar que tudo que é comercial não presta. Não aceito tudo que me vendem, mas também não visto camisa do Che Guevara achando que isto é ser revolucionário.



Voltando ao post, eu fui chamado de baixinho pela Xuxa na época do Clube da Criança. E nesta época, em 1985, a ainda novata apresentadora lançou um memorável disco chamado "Xuxa e seus Amigos". Visto hoje, um produto de marketing redondo para o lançamento solo de Xuxa no meio fonográfico: um disco em que a loira cantava ao lado de grandes figuras como Os Trapalhões, Zizi Possi, Caetano Veloso, Erasmo Carlos, Nara Leão e até Chico Buarque. Na época, ganhei o disco e o ouvia com ouvido de criança, mas já criava a minha teoria: será que ela cantou com esse pessoal?

Ouvindo hoje, ainda tenho esta sensação... Pegaram a música já gravada pelos profissionais e colocaram a cantora amadora para cantar em cima. Ou melhor, por baixo da voz do cantor, para evitar as desafinadas. E eles nunca se encontraram, nem para fechar o contrato. Mas isso deve ser "mera impressão de quem se deixou impressionar".

O disco trazia duas faixas que não tinham a voz de Xuxa. Eram músicas de duas bandas - Biquini Cavadão e Ciclone - que, provavelmente, eram da mesma gravadora e esperavam um 'produto chocante', que atingisse crianças e pré-adolescentes 'descolados e espertos'. Ou então foram músicas colocadas para preencher o disco... Mas realmente poderiam ser bons amigos da Xuxa (lê-se da produção dela), que resolveu ajudá-los.

Enfim... O que importa é a memória. E esta semana encontrei uma dessas músicas, da qual não lembrava mais. Era uma das favoritas do disco. Aquela que, se tocado o LP, não podia faltar. E eu lembrava da versão de 'Leãozinho', da versão de 'Caderno', da música dos Trapalhões, do 'Irmão Sol, Irmã Lua', mas não lembrava dessa.

É... Vai saber o que acontece com a nossa memória.
Deixo aqui para apreciação e (re)conhecimento.



OBS: E não é que minha memória começa a me pregar outra peça?... Começo a me lembrar... Ih... Mordi a língua? Se não me engano, Xuxa encontrou com todos no especial da Manchete para o lançamento do disco. Será que estou viajando? Será que estou confundindo com outros especiais? Se algum elefante puder dizer, por favor, deixe aqui uma certeza.

6 comentários:

clarissa disse...

Jura que a Xuxa está cantando? Só ouço a voz do Tremendão...

Não conhecia esse disco! Que memória a sua!!!

Sr. Armando Pedreira disse...

"E não sou chato ao ponto de achar que tudo que é comercial não presta". Ah, vc é chato sim! hUAIHIhIUHihaIHAIh!!! Brincadeira... agora, não é perseguição, mas nunca fui fã da Xuxa não... eu gostava mais da Angélica e da Mara Maravilha... (vergonha...)

Útil ao inútil disse...

Vergonha nada eu gostava de todas! Adorei o post e de conhecer coisas que eu não sabia pq não era da minha época... RS
Brincadeiras a parte estamos aguardando com ansiedade pelo infantilices nº2!

Útil ao inútil disse...

Eu gostava até da Mariane se lembram dela? Minha mãe achava ela horrível... sabe criança não tem senso crítico mesmo...
por falar nisso se lembram dessa propaganda?
http://utilaoinutil.blogspot.com/search?updated-max=2010-02-23T16%3A25%3A00-08%3A00&max-results=7

Útil ao inútil disse...

Eu gostava até da Mariane se lembram dela? Minha mãe achava ela horrível... sabe criança não tem senso crítico mesmo...
por falar nisso se lembram dessa propaganda?
http://utilaoinutil.blogspot.com/search?updated-max=2010-02-23T16%3A25%3A00-08%3A00&max-results=7

*LIS disse...

Nossa!
Eu nem sabia desse disco, nem sabia que a Xuxa tinha gravado com o Chico e com a Zizi Possi! (ate ai o Caetano se embrenha em todo e qualquer mato mesmo, ne... haha)
Que legal! Infelizmente eu nao sou dessa epoca, quase fui, mas nao deu, bem na trave. Me lembro vagamente dos ultimos suspiros do Xou da Xuxa com o Praga, Dengue, nave especial, paquitas, etc... e a musica "xu-xu-xu, xa-xa-xa", claro.
Balao Magico, so nos especiais reprisados da Globo... :(

Enfim! Pelo menos fui geracao Castelo Ra-Rim-Bum, que era otimo tambem.
Ja esse passado negro, dos baixinhos e baixinhas, todos temos... ate quem ta nascendo hoje em dia, geracao internet ainda corre esse risco! haha

Muito bom! =D