domingo, 6 de junho de 2010

Toda Taba ateia Sol

Fazendo um trabalho de pesquisa, descobri uma do fundo do baú.
Procurava por livros infantis, mas esbarrei em um site de resgate, com livros e discos infantis. E encontrei um dos projetos mais completos já feitos para crianças: a série Taba.

Eu tinha cerca de cinco ou seis anos quando conheci a série. Era vendida na banca de jornal ou em livrarias. Não lembro a periodicidade, mas acredito que os lançamentos fossem quinzenais. Comprávamos o livro fechado. Nele vinham a história escrita e ilustrada, um disco de vinil compacto com a história narrada e interpretada por atores/dubladores (muitas vozes conhecidas de filmes dublados), propostas de brincadeiras com fantoches, teatro, e, se não me engano, sempre vinha uma tinta guache, para brincarmos de índio ou usarmos da criatividade.

A série trazia uma linguagem bem nacionalista... As histórias tinham uma base folclórica, faziam uma adaptação para nossa cultura de personagens clássicos ou eram originais de autores brasileiros. E o áudio sempre trazia pelo menos duas músicas, uma mais conhecida e outra mais "para criança". Cantores, muitas vezes, conhecidos eram os intérpretes: Gil, Gal, Caetano, Chico, MPB4, Nara, Tom Zé etc.

Tive mais de dez volumes. Mas conheci mais que isso, porque tudo que criança consome vira moda e alguns amigos também tinham. Ouvia os meus e os deles. Marcaram uma etapa da vida.

E foi essa a descoberta que fiz esses dias. A série completa:
http://www.cantosencantos.com/wordpress/?page_id=7753

Para quem tem filho pequeno, é mais que aconselhável. O download traz o áudio e as páginas dos livros. Vale baixar, imprimir e estimular as crianças. É um estímulo à criatividade, à leitura e ao gosto pela cultura brasileira. Além de diferente, divertido.

Aqui, a propaganda da época:


Propostas assim fazem falta...
E trabalhos de resgate como esse também devem ser louvados.
(A propósito, olhem o site todo, que traz coisas surpreendentes.)

Nenhum comentário: