domingo, 7 de março de 2010

Infantilices nº 3 - Muitas moças numa só

A terceira infantilice veio do relato das demais... E da lembrança de outros leitores curiosos. Dei uma revirada no sótão e lembrei de muitas das participações de outra loira que fez história para a infância dos anos 80: Lucinha Lins.
Muitos devem lembrar da Lucinha atriz, da Lucinha 'Mocinha' de Roque Santeiro. Outros devem, de cara, lembrar daquela beleza extrema, que era uma inspiração para os meninos mais evoluídos para a idade. Mas apesar das outras percepções, vale lembrar da Lucinha para crianças.
Para mostrar a influência dela, façamos pois a lista, que fica mais fácil e direto:
1- Lucinha canta para a trilha sonora do Sítio do Pica-Pau Amarelo, no fim dos anos 70. (1977)


2 - Lucinha no filme Os Saltimbancos Trapalhões: o filme mais lembrado, com a música mais lembrada. (1981)


3 - Rapunzel: música do especial "Pirlimpimpim", cantada com Fábio Jr. (1982). A atriz havia feito, em 1980, o papel da própria Rapunzel no Sítio do Pica-Pau Amarelo




http://letras.terra.com.br/lucinha-lins/1514047/ (letra - não encontrei registros musicais para colocar aqui).


4 - A Bailarina: música cantada no especial "A Casa de Brinquedos" (1983).


5 - Todo mundo deve ser mais criança (1983). Participação de Lucinha Lins no filme de Dedé, Mussum e Zacarias, 'Atrapalhando a Suate' (por um breve conflito interno, os três se separaram de Renato Aragão na época e fizeram um filme sem ele, que, por sua vez, fez um filme sozinho). Não sei se estou viajando, mas acho que esta música tocou nas rádios.


6 - Verde que te quero ver - A lenda de Luana (1984). Em uma época em que a Ecologia já era discutida, mas ecologista ainda era visto como o hippie maconheiro que quer salvar as plantinhas, a história de Paulinho Tapajós e Edmundo Souto foi levada para a TV. Na história, Lucinha vivia a Vitória-Régia apaixonada por um Cacique vivido por Mu Carvalho, do A Cor do Som (irmão do Dadi). Não encontrei participação dela, mas achei a abertura.


7 - Lupu Limpim Clapla Topo (1986): Programa que a atriz teve com seu marido, Cláudio Tovar, na Rede Manchete. Brincadeiras memoráveis como o "Cama de Gato", um emaranhado de cordas com sinos, no qual a criança tinha que passar sem tocar. Abaixo, a abertura do programa (aumentem o som) e uma participação do grupo Trem da Alegria, cantando uma música gravada com a própria Lucinha em 1985 no disco do grupo: Dona Felicidade.



Bem... Isso foi o que lembrei. Pode ser que tenha mais.
Mas já deu pra lembrar que, apesar de não ser apontada como ícone, a eterna 'Mocinha' era das que gostava de trabalhar para crianças.
OBS: Na pesquisa por arquivos, descobri que, em 1980, Lucinha Lins também participou de um disco de... Daniel Azulay. As infantilices se encontram.
OBS2: Quem quiser ver mais dos especiais, procure em http://memoriaglobo.globo.com

3 comentários:

Boo disse...

tem a música "História eterna", de um musical com a história da cinderela, acho...

http://www.youtube.com/watch?v=qVU38XS1J-c

clicaê, tem uma versão linda, adivinha com quem?

ganha um doce quem acertar....

Boo disse...

tudo bem, não dá pra clicar, ficou sem graça........

mas confereaê.......

clarissa disse...

Só você, Alan, para lembrar dessas coisas. Eu vi a peça "Verde que te quero ver" no Teatro Municipal de Niterói. E o papel principal era do filho da Lucinha Lins!!!
beijos.